terça-feira, 3 de abril de 2012

Darwin's Café – tão bom!




Há mais ou menos dois meses li uma critica sobre este restaurante construído da Fundação Champalimaud, à Beira Tejo, encostado a Belém. Uma critica maravilhosa que me fez querer ir até lá de imediato. Depois li outra e mais outra e já andava em pulgas para me enfiar lá a ceder ao pecado da gula. E hoje, liga-me o meu marido a perguntar se eu quero almoçar com ele. Se eu quero almoçar com ele? Pois claro que quero, quase nunca podemos, tal a distância dos nossos empregos. E onde vamos? Vamos ali. E o ali era pois o Darwin's Café. Não, rectifico: o ali era pois o maravilhoso Darwin's Café. Que espaço absolutamente fenomenal. Muito, muito bonito, muito amplo, arejado, claro, mas ao mesmo tempo quente, confortável, reconfortante, acolhedor, simpático. Quando se entra parece mesmo que estamos a invadir a sala de estar de alguém. Um alguém abastado, mas a sua sala de estar, não um restaurante aberto a todos. Não um restaurante com tantos lugares (116 lugares no interior e 56 na esplanada). A parede que parece forrada a livros devolve-nos para a ideia de biblioteca, mas do lado oposto peixes e borboletas quase nos hipnotizam. Seguimos uns passos e logo nos recebem de braços abertos para nos levar à mesa. Um atendimento irrepreensível. Muitas pessoas a trabalhar e muitas pessoas a trabalhar bem. A vista, para lá das grandes vidraças é o nosso monumental Tejo e a carismática Torre de Belém. É bom gostarmos e deixar-nos encantar com o que é nosso. O menu difícil de escolher. Fiquei dividida entre Spaghetti preto com frango, cogumelos e molho de natas com alho, Risotto d'alheira com ovo mexido, Risotto de polvo, camarão, coentro e tomate seco e Brás de camarão com pancetta e coentro. Optei pela última hipótese. Ele escolheu Risotto de açafrão com frango, pato confitado e pesto de mangericão. Não sei quem fez a melhor escolha. Estavam os dois maravilhosos. Terminámos com com um Brownie de cheesecake com groselhas. Mais palavras para quê? Dizer só que o restaurante tem três horários: Almoço das 12h30 às 15h30, Lanche das 16h30 às 18h30 e Jantar das 19h30 às 23 horas.

Nenhum comentário: