segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pode o cinema transformar-nos?




Partilhei vários visionamentos de imprensa com o Rui Pedro Tendinha. Nunca trocámos mais do que o banal, bom dia ou boa tarde, mas fiquei vezes sem conta a ouvi-lo falar com outros jornalistas sobre os filmes que tinha visto, quem tinha entrevistado lá para os lados de Hollywood e, confesso, sempre fiquei algo fascinada com o que dizia. Sobretudo porque se percebe à distância o quanto Rui Pedro Tendinha é apaixonado pelo cinema. E eu, acredito mesmo, que só somos bons profissionais se tivermos realmente paixão pelo que fazemos. Não basta ter estudado para, não basta apreciar. Tem que se amar. E é por isso que não me espantei quando há minutos recebo o press sobre o novo livro da “Oficina do Livro”: “100 filmes que podem mudar a sua vida” de Rui Pedro Tendinha. Aqui, o jornalista e critico de cinema faz alguns paralelismos do que vemos na grande tela e no que vivemos na realidade. E de facto, quantos de nós não somos inspirados por grandes histórias do cinema para darmos mais um passo na nossa vida? Se eu adoro ver filmes e ler livros baseados em histórias reais, também gosto muito de perceber como uma boa história do cinema pode transformar o nosso dia e levar-nos a tomar decisões inspiradas pela sétima arte. Eu fiquei curiosa!

Nenhum comentário: