segunda-feira, 11 de junho de 2012

Lêndeas

Atenção: este post não deve ser lido por pessoas facilmente impressionáveis, ou seja, como eu que basta ouvir falar destes malditos parasitas e é uma comichão que não pára mais.

Na sexta-feira, a cria mais crescida disse-me ao chegar a casa: Mãe, a Cláudia (auxiliar da sala dela) diz que tenho piolhos. Corri logo para a cabeça dela e respondi prontamente. Não tens, não. Mas por acaso tens aqui umas coisinhas brancas agarradas ao cabelo. Tens comichão? Perguntei-lhe. E ela disse que sim, como quem encolhe os ombros, sem saber. Fiquei em sobressalto, mas pensei que não devia ser nada. Parecia caspa e pensei até, como agora toma banho sózinha na natação, que era residuos de champô, que não tivesse passado bem por água, sei lá. Passou-se o fim-de-semana e a verdade é que coçar a cabeça, nem por isso, e esqueci o assunto. Hoje, na volta da escola, disse outra vez: Mãe, a Cláudia disse que ainda tenho lêndeas. Não pensei duas vezes, corri para a farmácia. Uma coisa é uma vez, outra é uma profissional de educação dizer o mesmo duas vezes. Brincadeira não era e mesmo que não fosse piolhos ou lêndeas, pelo mesno alguma coisa havia de limpar. Na farmácia, pela descrição confirmaram que sim, as lêndeas não se mexem e podem não provocar comichão. Lá trouxe para casa o Itax, um spray super fácil de pôr e que traz um pente com uma lupa. E pensei logo: mas se ela tem, os irmãos também têm que ter, porque muitas vezes estamos todos ao molho na minha cama. Remédio santo, foi Itax para os três e também para mim, que já não aguentava mais com a comichão. O pai que nos viu em tamanha azáfama foi de novo à farmácia buscar mais e mais Itax. E pronto, foi esperar uma hora com aquilo no cabelo, tomar um belo de um banho e jantar que, com tudo isto, já eram nove da noite. Agora,quatro camas de lavado depois, pijamas na máquina e toalhas de banho também, tudo está sossegado nesta casa. Eu só tive piolhos uma vez e era muito criança. Os meus filhos nunca tinham tido e estou assim, a modos que, impressionada. Mas como raio aquilo foi parar à cabeça dos meus filhos????

Nenhum comentário: