segunda-feira, 25 de junho de 2012

O poder do Açaí


Este fim-de-semana não foi só comer bolos e churrascadas, apesar de todas as festas e festinhas. Tive também oportunidade de experimentar este prato de Açaí. Muito, muito bom. Gostei mesmo. Já há muito tempo que andava com curiosidade de experimentar, mas nunca tinha calhado, sobretudo porque ou estou a trabalhar ou então faço todas as refeições com os meus filhos e não tenho pachorra nem cabeça de andar a fazer comer para uns e comer para outros: lá em casa o que come um, comem cinco, a bem da verdade. Mas na sexta-feira, como não tive tempo de almoçar por causa da festa da minha cria crescida, foi o que decidi comer minutos antes de entrar na escola. E é de facto, muito agradável. É muito fresco, nada enjoativo e tem aquele lado sempre atractivo dos cereais estaladiços. O Acaí é uma baga escura, que cresce nas palmeiras amazónicas e segundo consta muito benéfica para a saúde. Com um baixo teor de açúcar, ajuda a emagrecer porque é muito saciante, fazendo com que não se sinta fome tão cedo. Alguns estudos dizem também que é importante para o sistema cardiovascular, com bons resultados no que respeita ao colesterol e há também indícios que ajude a prevenir doenças más, como o cancro. Hoje, encontrei enquanto sumo numa ervanária e há cafés que vendem como batido. Nessas versões ainda não experimentei, mas como refeição, acompanhado de fruta, para substituir os alimentos mais tradicionais do almoço e do jantar, fiquei fã. Sobretudo nestes dias de calor, que tanto apetece uma refeição fresca.

Nenhum comentário: