terça-feira, 17 de julho de 2012

Fim de tarde perfeito


Tenho para mim que as melhores pizzas que se comem neste país são feitas na Aldeia de Pedralva, entre Aljezur e Vila do Bispo, no Algarve. (Sim, a pizzeria Casanova, junto a Santa Apolónia também é maravilhosa, sim senhora!! Adoro, adoro, adoro, mas as lá de baixo têm um sabor especial, se calhar a férias, talvez!) Conheci o Pizza Pazza ainda Pedralva era uma verdadeira aldeia fantasma, sem mais nada a não ser, precisamente, as pizzas. Sem electricidade na rua, sem rede de telemóvel, sem qualquer café ou viva-alma na rua. Casas abandonadas e um refúgio cheio de gente. Agora aquilo tem uma fama tal que quase é preciso sair da praia às cinco da tarde para conseguir uma mesa para as dez da noite, mas a qualidade continua a ser de topo. E há uns anitos, poucos, o mesmo estilo de pizza passou a existir no Surf Camp de Ribeira d’Ilhas, na Ericeira. Disseram-me até que tinha sido um elemento do Pizza Pazza que abriu este cantinho aqui. Não sei se foi, se não. Mas as pizzas são igualmente maravilhosas. Massa muito fininha e ingredientes muito, muito frescos. Eu, não resisto a nenhuma que leve rúcula. Não têm mais de oito variedades, em três tamanhos, e são simples, sem grandes invenções. Mas, lá está, as vezes, quase sempre, o menos é mais e a simplicidade vale ouro. E hoje, quando cheguei da minha massagem maravilhosa, que me deixou completamente KO (depois conto) fomos lá jantar. Estava um calor tremendo, tremendo sobretudo porque a Ericeira é sempre mais fresca no Verão e mesmo às 11h da noite andava-se bem sem nenhum casaco. O ambiente é bom, muito praia, surf, mar, gente da terra, mas também estrangeiros que ficam por aqui, duas ou três noites. A palavra de ordem é descontracção. O que poderia eu querer mais para terminar o dia?

Nenhum comentário: