quinta-feira, 9 de maio de 2013

O pic nic e o coração cheio


Há nove anos a viver na Ericeira nunca tinha feito o tradicional pic nic da Quinta-feira de Espiga. Na verdade só há coisa de quatro anos é que sinto que vivo de facto aqui, desde que mudei os miúdos para a escola aqui junto a casa. Antes disso, limitava-me a morar na Ericeira: passava os dias por Lisboa a trabalhar, vivia como se vive em Lisboa, com os feriados de Lisboa, e limitava-me a usufruir deste sítio que escolhi para viver ao fim-de-semana, já que durante a semana era o corre-corre casa-trabalho-casa, mais coisa menos coisa. Desde que os miúdos passaram aqui para a escola, passei a ficar em casa na Quinta-feira de espiga, por ser feriado municipal, mas nunca o festejei verdadeiramente. Até hoje, dia em fomos fazer um pic nic, como manda aqui a tradição e só vos digo: Adorei! O ambiente é o mais familiar possível e a cada passo um rosto conhecido, ora da escola, claro, ora da natação, daqui e dali. O Parque de Campismo da Ericeira abre as portas neste dia mesmo para isso: não se paga, todos podem entrar, escolher um espaço e divertir-se. Há famílias que levam tudo e mais alguma coisa, entre mesas, cadeiras, fogões, fogareiros. Nós, grupo de amigos que não tem raízes familiares na Ericeira, mas que há dez anos decidiu ficar por aqui, fomos munidos de mantas e muitas coisas deliciosas para comer. Fartámo-nos de rir, porque ao contrário de cada esquina que assava sardinhas e febras para colocar em mesas compridas e cheias de gente, nós tínhamos (imagine-se!!!), entre outras coisas: flutes de espumante, sushi, saladinhas e comida macrobiótica. Um luxo!!! Os miúdos fartaram-se de brincar, correr, andar soltos e livres. Nós fartámo-nos de conversar e respirar sem pressas! Foi mesmo muito, muito bom. E acho que começámos uma nova tradição: a quinta-feira de espiga nunca mais escapa a estes 13 que se divertem sempre quando estão juntos!





2 comentários:

amélia disse...

Eu também adorei...
Vai ficar no meu coração este inicio de festa da espiga...
E por mim lá estaremos para o ano!!!!

Marisa Luna disse...

Espetacular!!!
Fiquei com vontade de aí ir no próximo ano.
Beijocas e bom domingo