segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Inverno: se não o podes vencer... junta-te a ele!

Os miúdos andavam doidos por voltar à Serra da Estrela. Fomos lá em Abril do ano passado e foi um fim-de-semana tão bom que quase um ano depois, os três lembravam-se de pormenores das brincadeiras da neve que me deixavam verdadeiramente espantada! Tinhamos mesmo que lá voltar. Andámos a estudar bem o tempo e a adiar a ida de semana para semana, porque ir com chuva não faz qualquer sentido. Ainda que um pouco a medo, decidimos ir na sexta-feira e tivemos imensa sorte com o tempo: sol, céu azul, neve fofinha, tudo bom! A Matilde decidiu que queria levar os brinquedos da praia. Sempre que vamos de fim-de-semana para algum lado, deixo cada um deles fazer a sua própria mochila com brinquedos, livros, canetas, papéis... Desta vez a Matilde não quis levar nada a não ser mesmo as formas da areia. Às tantas também eu pensei: e porque não? E a verdade é que nos divertimos a fazer coelhinhos, elefantes, caranguejos, mãos e pés de neve. E ficaram tão giros!!! Na mala também vai sempre o nosso amigo trenó que desliza mesmo rápido e faz as delícias dos miúdos, mas dos graúdos também. Vamos sempre todos equipados com roupa e botas da neve, porque queremos mesmo ficar ali horas a brincar, sentados no chão, sem medos de ficarmos molhados ou com frio. Fomos com amigos e os miúdos tinham ainda mais companhia para partilhar brincadeiras. As crianças eram, como quase sempre são, mais que os adultos!
O ponto alto do fim-de-semana foi a descoberta do Covão d'Ametade, na estrada que liga a Torre a Manteigas. Eu adoro ir a Manteigas. Acho que a estrada do Vale Glaciar é das mais bonitas que a Serra da Estrela tem, mas ainda não tínhamos parado no Covão d'Ametade, nem sei bem porquê, já que tantas e tantas vezes lá tínhamos passado. De repente, no sábado, já ao final o dia decidimos parar lá e foi assim como entrar numa outra dimensão. Tudo tão diferente da Serra da Estrela a que estamos habituados. Gostámos tanto que queremos muito lá voltar, ainda com neve e quem sabe já no Verão, para um belo picnic... vocês sabem que eu adoro picnics!!!!
A Serra da Estrela estava cheia de gente, mas nada muito dramático. Acredito que no próximo fim-de-semana tudo se complique com as miniférias de Carnaval. Também acho que tem cada vez uma oferta melhor no que respeita a comidas e dormidas. Não faço ideia como estão as coisas na Torre porque há anos que lá não vou: não gosto e não tenho a mínima paciência para aquele amontoado de gente. E há tantos sítios maravilhosos para conhecer...
Já no ano passado fiquei muito bem impressionada com o Restaurante Santa Luzia, em Manteigas, e este ano deixei-me conquistar pelo Vale do Zêzere - Restaurante de cozinha regional e Hotel (duas estrelas). Para mim, quanto mais fugirmos do óbvio, melhor! Fica a dica se tiverem as malas prontas para aqueles lados!

Nenhum comentário: