quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Organizar para simplificar

Embora estas duas últimas semanas não tenham sido muito rígidas no que toca à rotina das crianças, já deu para perceber que este ano lectivo não vai ser fácil. Os miúdos voltaram a ter hora certa para acordar e eu vejo-me e desejo-me para conseguir pôr o jantar na mesa sem os ver já a querer fechar os olhos. A partir de segunda-feira a escola começa a sério e eu estou com medo de não dar conta do recado, tenho que admitir. Saio de casa cedo e volto a tempo de os ir buscar. Mas depois da escola ainda há ginástica, natação, futebol e na próxima semana já está tudo a funcionar! A chegada a casa prolonga-se e depois há banhos e jantares para tratar e só depois tempo para os trabalhos de casa. Não posso perder tempo com supermercados durante a semana. As refeições vão ter que estar todas organizadas, pensadas e se possível até, meias feitas. Basta ter a sopa pronta para facilitar imenso. Os meus miúdos adormecem cedo, felizmente que isso só lhes faz bem, já que também acordam cedo, e eu quero estar com eles verdadeiramente. Ouvir os relatos do dia, abraçar, dar colo, muitos beijos, ler-lhes a habitual história antes de dormir. Numa palavra: amá-los. Só assim vale a pena ser mãe, na verdade. É por isso que a minha palavra de ordem para este fim-de-semana é organizar. Quero entrar na segunda-feira com a semana toda organizada. Com as roupas nos lugares certos, com os jantares  definidos e todos os ingredientes comprados. Quero ter tempo para ter paciência com os trabalhos de casa, porque fazê-los à noite não é fácil para ninguém. E o facto de eu própria estar cansada também me leva a perder mais facilmente a paciência e isso eu não quero, porque não ajuda em nada. Não quero pressas: nem viver à pressa nem pressioná-los para viverem apressados também. Quero tempo e isso trabalha-se, julgo eu, com muita organização. Ter três filhos pequenos e passar muitas horas fora de casa não é fácil para ninguém, mas faz-se. Com método e empenho, faz-se. Claro que sim. Que comece o novo ano escolar!

Nenhum comentário: