quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Coisas boas que o outono sempre traz


Todos os dias, quando ia almoçar a casa da minha avó D tinha sempre uma tigela de romã à minha espera. Na verdade eram duas: uma para mim, simples, outra para o meu irmão, com açúcar. Foi assim desde que me lembro de mim, até deixar de lá ir almoçar, quando entrei para a faculdade. Eu adoro romã, pelo sabor doce e pelas memórias doces que me traz desses almoços tão bons. Conheço adultos que nunca comeram romã, porque nunca ninguém lhes descascou uma. Conheço outros que adoram, mas não compram porque não estão para descascar, pelo trabalho que dá. Cá em casa, do fim de Setembro ao inicio de Dezembro, descascam-se romãs todas as semanas, muitas vezes, todos os dias. Esta semana já preparei cinco. Porque todos nós adoramos de paixão. Eles vibram quando olham para a taça cheia de bagos vermelhos e eu, que fico com as unhas amarelas de tanto as descascar, fico de coração cheio e feliz, por dar-lhes este pequeno mimo. Toda a minha vida tive quem me descascasse romãs e ainda hoje há sempre uma taça cheia na mesa da minha mãe. Por aqui, também nunca vão faltar! Demora tempo, requer paciência, mas como em tudo na vida, o que mais trabalho dá, mais proveito nos traz!
Nesta casa, gostamos de estar à mesa e a cozinha é uma das divisões mais animadas da casa! Hoje, enquanto descascava as romãs, eles contaram-me como tinha sido o dia, o que tinham feito na ginástica, o que tinham almoçado e lanchado na escola, o que gostavam de fazer no fim-de-semana, eu sei lá! Mil e um atropelos para pôr s novidades em dia, enquanto uma simples taça ganhava cor de rubi!
E por aí? Já comeram romãs este ano?
                                                                                      
                                                                                                
                                                                                   *Foto tirada por mim, na minha querida cozinha

Nenhum comentário: