quarta-feira, 4 de abril de 2018

Em Aveiro com a família toda!

O facto de ter feito anos na semana santa deu-me a possibilidade de escolher o destino para as mini-férias da Páscoa, sem dar grandes hipóteses de discussão ao resto do clã.
Aos 39 anos já temos legitimidade para dizer que não queremos mais nenhuma camisola, mais nenhuma carteira, mais num presente físico, embrulhado a papel de embrulho! Aos 39 anos já podemos dizer à família, que a única coisa que queremos é mesmo sossego, limpar a cabeça e a vista e sair por uns dias da rotina. Foi isso que fizemos e ninguém imagina como nos soube bem!

Aveiro foi o destino escolhido, mas antes ainda cumprimos uma antiga processa aos miúdos: visita o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra. Há anos que queríamos ir, mas por isto e por aquilo, lá íamos adiando. Todos nós em criança fomos lá e por simpatia das memórias talvez também queríamos levar lá à miudagem. Não fiquei deslumbrada nem acho que seja um ponto de visita obrigatória. Foi simpático, não deixa de ser engraçado, os miúdos gostaram, mas não ficámos com vontade de repetir. Está tudo muito arranjadinho e tem pormenores curiosos, mas julgo que podia evoluir muito mais, deixar entrar a tecnologia para nos transportar para cada uma das nossas regiões. Não me lembro como era quando lá fui em criança, mas a sensação que tenho é que não deve ter evoluído muito. Fica a ideia para implementar umas melhorias.
De Coimbra a Aveiro pouco mais é que uma hora de carro, por isso decidimos continuar pela cidade dos Estudantes e ainda bem. A Universidade de Coimbra é maravilhosa e vale mesmo a pena andar por lá.

Apesar de já conhecermos quisemos viver Coimbra e Aveiro como verdadeiros turistas. Aliás, dois dias antes da partida, dei-me ao trabalho de fazer um guia e roteiro do que queria ver em Aveiro e não falhou um ponto de agenda. O São Pedro, ou a tempestade Irene, ameaçaram estragar os planos todos, mas não passou disso mesmo: uma ameaça. Tirando a valente chuvada que apanhámos quando subimos à Universidade de Coimbra, o fim-de-semana não esteve mau de todo e lá conseguimos andar a passear como tanto queríamos.
Poderá parecer ridiculo, mas algo que fazia parte dos nossos planos era mesmo andar de moliceiro nos canais de Aveiro. Se a volta poderia ser melhor? Podia. Podia ser mais completa, mais diferenciadora, mais personalizada e mais rica em conhecimentos da cidade, mas ainda assim considero que é para fazer. É algo único no nosso país e merece a pena.
Também fomos ao Museu da Vista Alegre, em Ílhavo, ao Farol da Barra, ao Cais dos Bacalhoeiros e claro à Costa Nova. Conhecemos a Torreira, S. Jacinto e Ovar e ficámos embasbacados com a largura da Ria de Aveiro. Impressionante. Aliás, basta pensar que se sairmos do centro do Aveiro para a Torreira, a outra ponta da Ria de Aveiro, demoramos quase uma hora…
Ficam algumas fotografias de um fim-de-semana que soube mesmo bem. E por falar em saber bem, de seguida prometo fazer um post dedicado aos restaurantes que conheci e que são maravilhosos!